Vale (VALE3): Cosan (CSAN3) é “grande acionista” e XP recomenda comprar

A XP reiterou sua visão positiva sobre as ações da mineradora após a notícia da aquisição de parte da Vale (VALE3) pela Cosan (CSAN3) abalar o mercado nos últimos dias.

Considerando que o preço das ações da Vale deve ser negociado a 3,7 vezes o EV/EBITDA no próximo ano, a recomendação de compra destaca o múltiplo previsto para 2023.

Com base no fechamento desta segunda-feira (10), a VALE3 tem preço-alvo de R$ 97, ante o preço atual de R$ 74.

“Embora não vejamos um gatilho de curto prazo para uma reclassificação da aquisição da Vale, acreditamos que ter a Cosan como acionista de referência é muito benéfico para a mineradora no médio e longo prazo. alocador como a Cosan fez tanto pela Vale. o fato de estarmos confiantes na avaliação atrativa e potencial para investir nas ações da empresa”, disse XP.

Como ponto de destaque, a XP afirmou que a Cosan comprou uma participação na Vale afirmando:

minério de alta qualidade
Várias inovações para descarbonizar a indústria siderúrgica (por exemplo, “briquetes verdes”)
Divisão de metais básicos (níquel e cobre, importantes metais de transição energética)
Adicionalmente, na teleconferência pós-negociação, a Corsan enfatizou que melhorias de gestão serão implementadas e que investirá na melhoria da precificação no segmento de metais básicos.

“Em grande medida, a Cosan justifica a aquisição da mineradora por diversos motivos e recomendamos a Vale: um ativo único e irreplicável com forte exposição cambial e posicionamento competitivo e estratégico para vantagem comparativa, além de oferecer avaliações atrativas. Além disso, a Cosan ressalta que a Vale deve ser protagonista relevante na transição energética e descarbonização”, disse XP.

Indicação à Cosan para compra após negociação do BTG com a Vale
Após o acordo, o BTG destacou sua visão positiva das empresas “do outro lado do balcão” no negócio.

A recomendação da empresa é comprar ações da Cosan com preço-alvo de 39 reais.

“Crescer em diferentes setores faz parte do DNA da Cosan. Aceitar isso é fundamental para entender a tese de investimento. Essa transação é mais um passo para a Cosan em um setor importante para a transição energética global, e a Vale oferece uma rara combinação de oportunidades, pode gerar valor Há muitos desafios, mas achamos que a Cosan é uma das poucas holdings que pode capitalizar essas oportunidades”, disseram analistas do BTG Pactual à CSAN3.

Segundo a empresa, o foco é “extremamente importante para o sucesso desta nova etapa”, mas a expectativa é de que o processo corra bem devido à estrutura e cultura corporativa da empresa.

“Estamos otimistas com a CSAN e a vemos como uma forte história de geração de caixa em nossa cobertura”, disse o BTG.

Credit Suisse não vê mudança de valor
Analistas do Credit Suisse adotaram uma visão neutra, observando que o acordo “não criará ou destruirá valor por si só”.

“A verdadeira questão principal é que a realização deste negócio afetará a exposição da Cosan, especialmente devido ao custo financeiro”, disse o banco.

Além disso, analistas da empresa observaram que a influência da Vale pode ser limitada, sem aparente sinergia entre os dois grupos.

Oferta VALE3

As ações da Vale subiram 5% logo após o anúncio do negócio, mas recuaram rapidamente, elevando o ganho acumulado nos últimos cinco pregões para apenas 0,28%. Ações caem 5,1% em 2022.

Fontes: suno.com.br

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.